Água com qualidade na torneira 24 horas por dia até o fim de 2021



Cuiabá está prestes a realizar um feito histórico:  universalizar  o Serviço Público de Abastecimento de Água. Ou seja,  até o fim deste ano todas as casas da Capital receberão água de qualidade 24 horas por dia, sem intermitência.  
 
Isso só será possível graças aos investimentos previstos para melhorias  no sistema,  que culminaram na realização de diversas obras no setor.  Para 2021, por exemplo,  estão previstas entregas de estação de tratamento de água da região Sul. E, ainda nesse ano, será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa, além de implantação de coletor de esgoto Parque Mãe Bonifácia, somando aproximadamente R$ 200 milhões em investimentos.

“Dentre os desafios que ainda restam para universalização se destaca a setorização da rede de distribuição de água, que  engloba a implantação de válvulas, registros, redirecionamento do abastecimento. Mesmo após conseguir erradicar a intermitência no abastecimento, ainda restará o  combate às perdas de água e a ampliação da rede de esgoto”, destacou o presidente da Agência  Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá, Alexandro de Oliveira.

Conforme Alexandro, serão investidos somente em 2021 aproximadamente  R$ 170  milhões para ampliação do sistema de esgoto. Até o fim do ano o serviço de tratamento de esgoto deve chegar a 71%.

“A meta de universalização da coleta, transporte e tratamento de esgoto deverá ser alcançada em 2024. O grande desafio após a ampliação do sistema será a  conscientização  da população para que faça a interligação à rede de esgoto disponível”, pontua Oliveira.

“A expectativa é de que com a universalização da água e do esgoto na capital, haja uma redução considerável de internações hospitalares decorrentes de más condições sanitárias  e melhora  da qualidade da água do Rio Cuiabá”, finaliza o presidente.
 
Na última segunda-feira (8), o presidente da ARSEC se reuniu com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e com representantes da Águas Cuiabá, para tratar do planejamento dos próximos passos rumo à universalização desses serviços essenciais à população cuiabana.

© Copyright 2021