Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / ARSEC participa da primeira atividade da rede ProEESA_Reg

Publicado: 24/06/2020

ARSEC participa da primeira atividade da rede ProEESA_Reg

A equipe técnica da   ARSEC (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá)   participou na tarde desta terça-feira (23 de junho), do 1º encontro da Rede de Aprendizagem em Instrumentos de Regulação para Perdas de Água e Energia (ProEESA_Reg).

A reunião ocorreu de forma online (modo webinar), atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ARSEC foi selecionada  na última semana em chamada pública para participar da Rede.

A modalidade lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR – visa a capacitação para auditoria – e certificação – de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) relativos aos serviços de água e energia.

A Diretoria de Regulação e Fiscalização da ARSEC, Rosidelma Guimarães, fala da importância da participação da autarquia no projeto. " É importante para atualização das informações no âmbito nacional e para fortalecer o caráter técnico da ARSEC", explicou.

A Rede enquadra-se no “Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água – Fase 2” (ProEESA 2), que é fruto da cooperação entre MDR e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

Conforme  a ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), outros 16 encontros estão programados para acontecerem a cada três semanas.  Ainda de acordo com  a entidade, a rede tem sua duração até junho de 2021, tendo como objetivo principal a elaboração de estudos prévios de instrumentos regulatórios aplicados à realidade local, visando medidas que incentivem a eficiência operacional e econômica, além da energética e apoiar a execução de auditorias nos processos de gestão de informação relacionadas com água e energia, de acordo com a metodologia ACERTAR.

A programação do primeiro encontro  foi a seguinte:
Introdução à Rede de Aprendizagem de Regulação. Objetivos, etapas, trabalhos, com apresentação de  Rita Cavaleiro de Ferreira (ProEESA 2);
Introdução ao streaming – webinar - ferramenta – Materiais disponibilizados, com apresentação de  Fernando Finger (ProEESA 2);
Modelos de regulação em saneamento – tipos de Prestadores, apresentados por Carlos Werlang Lebelein LMDM/ProEESA 2.

(Fonte ABAR http://abar.org.br/2020/06/22/atividades-da-rede-proeesa_reg-comecam-dia-para-23-de-junho/)