Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Reunião discute divulgação de informações sobre obras e melhorias no saneamento da capital

Publicado: 13/09/2021

Os diretores da ARSEC se reuniram, na manhã de sexta-feira (10), com o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien,  e com representantes da Concessionária Águas Cuiabá, para discutir sobre o plano de comunicação e o acesso às informações relativas às obras de implantação/melhorias no abastecimento de água e esgotamento sanitário, que visam a universalização dos sistemas na Capital.

O objetivo do encontro foi apresentar o plano em execução e traçar estratégias que visam a aproximação da concessionária com o cidadão, no que refere à melhoria da comunicação e divulgação das obras.

Na oportunidade, a diretora de fiscalização da ARSEC, Rosidelma Guimarães, pontuou que, devido ao montante de obras, a Agência vem rotineiramente se reunindo com a Concessionária para traçar e melhorar os procedimentos e cronogramas semanais para a fiscalização, tanto no processo de expansão quanto nas instalações operacionais. Esta rotina, também, vem ocorrendo para discutir o Plano de Comunicação com os moradores dos bairros beneficiados. "A reunião em tela  foi de grande valia, pois trouxe a visão da Secretaria de Planejamento para melhorar o relacionamento com a população que está sendo beneficiada, mas que está passando por transtornos durante as obras", colocou Rosidelma.

“Discutir e alinhar  estratégias para melhorar a prestação dos serviços públicos, ajuda esta agência a fiscalizar e cobrar a concessionária para que o serviço prestado seja fornecido de forma eficaz e com qualidade”,  acrescentou o diretor Ouvidor, Mario Milton Mendes.

Cuiabá está prestes a realizar um feito histórico: universalizar o Serviço Público de Abastecimento de Água. Ou seja, até o fim deste ano todas as casas da Capital receberão água de qualidade 24 horas por dia, sem intermitência.

Isso só será possível graças aos investimentos previstos para melhorias no sistema, que culminaram na realização de diversas obras no setor. A universalização do esgoto deve ocorrer em 2024.

“O prefeito Emanuel Pinheiro  já determinou  que a Águas Cuiabá, dentro do contrato existente, universalizasse a água e o esgoto. Para isso serão necessárias várias obras.  Isso é muito importante. A gente sabe que as obras trazem transtornos ao cidadão, mas é um trabalho tem que ser feito.  Estamos alinhando maneiras mais eficazes da gente minimizar esses transtornos para o munícipe", pontuou secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.

"É preciso que o cidadão seja orientado, é preciso que ele receba as informações necessárias com  relação às obras de melhorias no sistema de esgoto, por exemplo.  A função da Secretaria de Planejamento, na área meio, é justamente  fazer essa intermediação entres as pastas e fazer com que essas informações cheguem aos munícipes de uma forma mais simples possível”, complementou o gestor.

De acordo com o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo, a concessionária está comprometida em aperfeiçoar não apenas a qualidade das obras como, também, em estreitar o relacionamento com os clientes e contribuir com a educação ambiental.

“O saneamento é vital e muitos desconhecem a complexidade e importância da coleta e tratamento de esgoto.  Para isso, nossa equipe estará com tendas nos bairros com material orientativo das obras em si, mas também vai explicar o quanto aquela nova rede de esgoto vai contribuir com a melhoria da saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente. Haverá gibis para as crianças e maquetes de estações de tratamento de água e esgoto, tudo para tornar esse processo mais lúdico e fácil de assimilar”, conclui.