Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Ouvidoria Itinerante - Arsec estreita relações com usuários de serviços públicos

Publicado: 10/12/2021

O projeto Ouvidoria Itinerante encerrou o ano de 2021 em grande estilo, nesta quinta-feira (9), na Praça Alencastro, com atendimento a mais de 750 pessoas. O projeto levou todas as ouvidorias das Secretarias municipais e órgãos que prestam serviço público aos cuiabanos para a rua, com o objetivo de facilitar o acesso da população ao seu direito de obter informações e se manifestar em relação ao Executivo Municipal.

Para o Ouvidor Geral do Município, Heitor Geraldo Reyes, esse é um atendimento diferenciado à população. “A população não está acostumada a ir à rua e encontrar os órgãos e secretarias da prefeitura para falar o que está errado no serviço, fazer reclamações e tirar dúvidas. E nós estamos aqui para saber da população o que está atrapalhando no seu dia a dia. A prefeitura, na gestão de Emanuel Pinheiro, está sempre de portas abertas para ouvir a população. Nós estamos provando que não se recebe o povo apenas nos gabinetes, a prefeitura está onde o povo está. E para o ano que vem, a gente quer ir para os bairros e atender a todas as regionais. É um grande prazer atender o povo assim!”

A primeira edição pós-pandemia ocorreu na Praça Cultural do CPA, no mês passado, e atendeu a mais de 600 pessoas. Participaram desta ação na Praça Alencastro: Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Fazenda, Procon municipal, Ouvidoria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Mobilidade Urbana, Arsec, Secretaria da Mulher, Ouvidoria do Hospital São Benedito, Ouvidoria do HMC, Águas Cuiabá, Energisa e a van do Sine – Sistema Nacional de Emprego.

Na ocasião, foi possível tirar dúvidas, fazer reclamação, pedido de informação ou denúncia. O registro é sigiloso e, caso a situação não seja resolvida de imediato, um protocolo é gerado para acompanhamento.

Para o Diretor Ouvidor da Arsec, Mário Milton Mendes, a Ouvidoria Itinerante é uma iniciativa muito importante e que, por coincidência, se alinhou com o pedido do presidente da Arsec, para que os servidores da Agência saiam de trás dos muros para ir ao encontro dos usuários dos serviços públicos. “Nós começamos a fazer contatos e reuniões com as subprefeituras e vários órgãos e secretarias municipais para que a gente possa ir ao encontro da população. Não ficar só esperando que os usuários nos procurem. Nós somos servidores e estamos aqui para prestar serviço e nós temos uma responsabilidade muito grande com o usuário dos serviços. Portanto, este evento é muito importante e se alinha com os objetivos da Arsec”.