Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Arsec monitora problemas na ETA Tijucal e orienta a população

Publicado: 04/01/2022

Arsec monitora problemas na ETA Tijucal e orienta a população

Desde o dia 30 de dezembro, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Tijucal, no Rio Coxipó, vem apresentando problemas técnicos decorrentes das fortes chuvas, que estão prejudicando a limpeza do ponto de captação da estação.

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) está acompanhando a situação junto à concessionária. A informação repassada é que a ETA Tijucal já opera com 90% da capacidade de produção, pois nos últimos dias os técnicos da Águas Cuiabá, com auxílio de mergulhadores, utilizaram duas dragas para retirar a areia que obstruía o ponto de captação de água.

Porém, o diretor presidente da Arsec, Alexandro Oliveira, explica que enquanto permanecer esse período de chuvas torrenciais, o Sistema de Abastecimento de Água Tijucal pode registrar intercorrências, incluindo baixa pressão e falta d’água.

Alexandro Oliveira, esclarece, ainda, que “o abastecimento por caminhão-pipa é uma exigência, pois existe um acordo firmado no judiciário, para que a concessionária forneça caminhão-pipa, principalmente, para determinados setores que são considerados essenciais como escolas e hospitais, mas que também pode ser feita a solicitação do usuário que esteja sem água em casa”.

Desta forma, caso os moradores atendidos pela ETA Tijucal necessitem de caminhão-pipa, o serviço pode ser solicitado por meio dos telefones da Águas Cuiabá: 0800 646 6115 e (65) 9 9276-6008.

“É importante reforçar o pedido para que toda a comunidade priorize o consumo moderado de água, evitando desperdícios. A gente acredita que a situação se normalize assim que passar esse período de chuva. Qualquer informação pode ser buscada junto à concessionária ou junto à Arsec”, finaliza Alexandro Oliveira.

Confira as comunidades afetadas:

ALTOS DA GLORIA, ALTOS DA SERRA, ALTOS DA SERRA II, BOA ESPERANÇA, BRASIL 21, C.R. GILEADE, C.R. MORADA DA SERRA, C.R. MORADA DA SERRA V, C.R. PRIMOR DAS TORRES, C.R. RECANTO, C.R. RIO CACHOERINHA, C.R. RIO CLARO, C.R. RIO COXIPO, C.R. RIO JANGADA, C.R. RIO MANSO, C.R. RIO RESERVA, C.R. RIO SÃO LOURENÇO, C.R. SERRA AZUL, C.R. SOLAR DA CHAPADA, C.R. VILA DA SERRA I, CACH. DAS GARÇAS, CARUMBÉ, COXIPÓ DA PONTE, CPA II, CPA III, CPA IV, JARDIM PARANÁ, JARDIM UNIVERSITÁRIO, JD. 1 DE MARCO, JD. BOTÂNICO, JD. BRASIL, JD. DAS AROEIRAS, JD. DAS FLORES, JD. ELDORADO, JD. FORTALEZA, JD. IMPERIAL I, JD. IMPERIAL II, JD. INDUST. I, JD. INDUST. II, JD. LIBERDADE, JD. NOVO MILÊNIO, JD. SAO PAULO, JD. STA. LAURA, JD. UMUARAMA I, JD. UMUARAMA II, JD. UNIVERSITÁRIO, JD. PARANÁ, JOÃO B. PINHEIRO, JOÃO B. PINHEIRO II, JOÃO BOSCO PINHEIRO, LIBERDADE, LOT. BELA VISTA, LOT. SAO PAULO, LOT. SÃO TOME, LOT. SÃO TOME II, LOTEAMENTO PQ. NOVA ESPER. III, M. DOS NOBRES, MANDURI, MIRANTE DO PARQUE, NOVA CONQUISTA, OSMAR CABRAL, OURO FINO, PASCOAL RAMOS, PEDRA 90, PQ. NOVA ESPER. I, PQ. NOVA ESPER. II, PQ. NOVA ESPER. III, PQ. UNIVERSITÁRIO, PQ. UNIVERSITÁRIO II, R. ALTOS DO CERRADO, R. ANA MARIA, R. ARICA, R. AVELINO LIMA BARROS, R. BELITA C. MARQUES, R. BURITIS, R. CLAUDIO MARCHETTI, R. DR. FABIO LEITE, R. DR. FABIO LEITE II, R. FLOR DE LIZ, R. FRANCISCA LOUREIRO BORBA, R. ILZA TEREZINHA PAGOT, R. JAMIL B. NADAF, R. JK, R. NICO BARACAT, R. NICO BARACAT II, R. NICO BARACAT III, R. NOVA CANAÃ, R. SALVADOR C. MARQUES, R. SEN. JONAS PINHEIRO, R. SONHO MEU, R. WANTUIL FREITAS, RECANTO DOS PÁSSAROS, R. JK, SÃO JOÃO DEL REY, SÃO SEBASTIÃO, SERRA DOURADA, STA. CRUZ I, STA. CRUZ II, TANCREDO NEVES, TIJUCAL, TRÊS BARRAS, TRÊS LAGOAS, V. NOVA DO COXIPO, VISTA DA CHAPADA, VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA.