Arsec recebe prêmio Destaque Ouvidoria Setorial de Cuiabá
Realizada na manhã desta quarta-feira (16/03), no auditório da Controladoria Geral do Município (CGM), a entrega de certificados e homenagens em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor, data instituída pela Lei nº 12.632.
Considerado o principal mediador entre o executivo e os cidadãos, responsável pelo controle social e promoção da cidadania dentro da administração pública e suas entidades, o papel da ouvidoria consiste no acolhimento das manifestações populares quando o assunto é: dúvidas, elogios, reclamações, sugestões e denúncias. Em seguida, as demandas são analisadas e encaminhadas aos respectivos setores, incumbidos pelo fornecimento das respostas.
Em 2021, foram mais de 47 mil demandas e as expectativas foram superadas, uma vez que, o percentual geral de 95% das manifestações foram respondidas. Hoje, a Ouvidoria Geral do Município conta com o whatsapp, o e-mail e o 0800, canais de comunicação que estão disponíveis para a população. Diariamente, a ouvidoria recebe uma média de 180 mensagens em seus principais canais de comunicação. O prazo para retorno estipulado por lei é de 20 dias, no entanto, o mesmo pode ser prorrogado.
O ouvidor-geral do município, Heitor Reyes, afirma que existem 21 ouvidorias setoriais, que são representantes de todas as secretarias municipais, e afirma que fazem um trabalho grandioso e que dá resultado a curto prazo. O que favorece a população, que quer respostas exatas, com qualidade e em um curto espaço de tempo.
“Nós temos o prazer de trabalhar com os ouvidores setoriais, que são pessoas da população, que trazem um respaldo e uma resposta para realizar um trabalho humanizado, na administração municipal, para toda a população cuiabana. Hoje é um dia para nós comemorarmos, mas, principalmente, comemorarmos as respostas de qualidade que a ouvidoria dá para a população. Esse resultado que a ouvidoria teve no ano de 2021 representa um grande avanço na administração municipal.
Durante as homenagens, o ouvidor-geral informou que, dentre todas as ouvidorias setoriais uma se destacou, a ouvidoria da Arsec atingiu o percentual de 97,48% das manifestações respondidas em 2021. No ranking das demandas que mais se destacaram, em primeiro lugar está a falta de água, em segundo débitos e faturas, terceiro o vazamento de esgotos e por fim, recapagem asfáltica.
Para o diretor ouvidor da Arsec, Mário Milton Mendes, receber esse prêmio foi uma surpresa agradável e maravilhosa para uma equipe que trabalha com dedicação e muito amor, com o único objetivo de dar atenção e querer resolver as demandas da população. “A nossa equipe é incansável na resolução dos problemas e fica feliz com a cada resolução.
Esse resultado positivo da Ouvidoria da Arsec, também, é resultado do apoio da presidência da Arsec, das equipes de fiscalização, da equipe jurídica, enfim, o apoio de todos também ajudou a construir esse resultado”.
Segundo Mário Milton, o próximo desafio da ouvidoria da Arsec é ingressar na Ouvidoria Itinerante, projeto que vai ser retomado agora este mês e que tem como objetivo ir ao encontro da população. “Outro desafio é melhorar a nossa estrutura, os nossos sistemas e canais de comunicação para dar mais agilidade no atendimento, e, ainda, estamos estudando o uso de um aplicativo que vai possibilitar denúncias mais precisas”, finaliza.
Serviço:
E-mail: ouvidoria.arsec@cuiaba.mt.gov.br
Telefones: 0800 646 2728 ou 3648-2500
WhatsApp: 65 98463-5539
Presencial: Rua N, Quadra 09, Casa 02, Bairro Miguel Sutil - CEP 78048-318