Planejamento de obras 2023 em pauta!
No último dia 22 de dezembro, diretores e técnicos da concessionária Águas Cuiabá estiveram na Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec-MT) para apresentar o Cronograma Preliminar da Execução das Obras de Esgotamento Sanitário para 2023.
Inicialmente, a equipe da concessionária apresentou de forma geral todo o Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário para o diretor-presidente da Arsec, Vanderlucio Rodrigues, diretor de regulação e fiscalização, Alexandro de Oliveira e diretor-ouvidor, Zito Adrien.
Em seguida, deram destaque ao cronograma de obras da rede coletora de esgoto, que vai ser o foco dos trabalhos do Esgotamento Sanitário em 2023. E a prioridade serão os bairros que vão receber asfalto, de forma que se execute as obras de instalação da rede de coleta de esgoto antes da execução do asfalto, para assim, evitar o recorte do mesmo.
Para isso, a concessionária buscou parceria com a Secretaria de Obras do município e com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), para integrar o planejamento de execução de asfalto nos bairros destas secretarias ao planejamento de obras da rede coletora da concessionária. Então, a prioridade no início do ano é seguir esse planejamento de obras e depois seguir o planejamento normal, para atingir as metas contratuais.
Sobre o abastecimento de água, a concessionária deve focar em setorização para diminuir a intermitência do sistema em algumas áreas e diminuir a perda, tanto técnica da água, quanto a perda econômica.
Até o dia 26/12 a concessionária deve encaminhar para a Arsec esse cronograma completo para que a agência possa fiscalizar o andamento dessas obras. A meta é cumprir o planejamento de universalização do saneamento básico em Cuiabá em 2024.