Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Destinação sustentável para o lodo de ETA é o caminho!

Publicado: 13/01/2023

Destinação sustentável para o lodo de ETA é o caminho!

No último dia 11 de janeiro, o diretor-presidente, Vanderlucio Rodrigues, o diretor de regulação e fiscalização, Alexandro de Oliveira, e o diretor-ouvidor, Zito Adrien, receberam na Arsec o secretário municipal de Agricultura, Francisco Vuolo, técnicos da secretaria e técnicos da concessionária Águas Cuiabá para discutir ideias e analisar o processo mais adequado dar destinação sustentável ao lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA).

A busca por uma destinação final do lodo de ETA deve seguir os passos do que já é feito com o lodo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que desde 2022, teve sua eficácia comprovada na prática via projeto-piloto desenvolvido no sítio Nossa Senhora Aparecida, no plantio de Capim Açu, fomentando a adoção de medidas sustentáveis, reduzindo os danos causados ao meio ambiente, resultado de uma parceria da prefeitura de Cuiabá, com a concessionária Águas Cuiabá e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT).

O diretor-presidente da Arsec, Vanderlucio Rodrigues, pediu empenho aos técnicos da Arsec, da concessionária e da secretaria de agricultura para que, o quanto antes, se dê um destino sustentável, a exemplo do lodo de ETE, ao lodo de ETA, fechando assim, o ciclo de sustentabilidade do Sistema.

“Observando o projeto Biolodo, percebemos que o ambiental e o social tem alcançado marcas importantes. Esses produtores que estão recebendo esse insumo do lodo de ETE, estão sendo beneficiados, pois impactou a produção, provocando um aumento na renda. Fora o ganho ambiental da iniciativa. Por isso, nós estamos buscando uma solução para que o lodo de ETA siga o mesmo caminho e seja revertido ao ambiental e ao social”, explica Vanderlucio.

Produtores assinam termo de adesão ao projeto Biolodo

A Arsec esteve presente, na manhã desta quinta-feira (12), na assinatura do termo de adesão ao projeto 'Biolodo', por mais 13 produtores do Assentamento 21 de Abril, zona rural da capital. O projeto tem como premissa transformar o lodo biossólido produzido pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em adubo rico em nutrientes, principal matéria-prima utilizada no manejo da agricultura familiar.

Os detalhes da assinatura do termo está no site da Prefeitura de Cuiabá.