Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Arsec entrega relatório da Metodologia Acertar ao Ministério das Cidades

• Notícias


Publicado: 02/01/2024

Arsec entrega relatório da Metodologia Acertar ao Ministério das Cidades


Foto/Imagem: (Arquivo Arsec)

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) entregou ao Ministério das Cidades, na última sexta-feira (29/12) o relatório do Terceiro Ciclo da Metodologia Acertar. Esta etapa de auditoria conduzida pela Arsec, ateve-se às avaliações de confiança e exatidão do grupo básico de informações fornecidas pela Concessionária Águas Cuiabá ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) referentes ao ano de 2021, com testes de controle e exatidão (3º ciclo de certificação da metodologia ACERTAR).

A avaliação de exatidão se dá a partir do desenvolvimento de testes substantivos que verificam cada informação individualmente para analisar o nível de exatidão dos dados declarados pelo prestador de serviços ao SNIS. A metodologia aplicada resulta no processo Gerencial, sendo possível avaliar aqualidade das informações do SNIS nas dimensões de confiança e exatidão.

A percepção da equipe de auditoria é que "houve melhoria significativa nos resultados da certificação, principalmente, devido ao maior comprometimento da equipe técnica da Concessionária que apresentou evidências da implementação de normas, procedimentos, dentre outros, bem como no processo de gerenciamento dos dados gerados", avalia a superintendência de Regulação e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário, Ildisneya Velasco.

Os resultados deste ciclo demonstraram que dos indicadores avaliados, 64% (sessenta e quatro por cento) apresentaram média e alta confiança e exatidão, representando uma evolução de aproximadamente 40% (quarenta por cento) em relação ao ano de 2020.

Como começou

O Projeto Acertar teve como objetivo desenvolver metodologias de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O projeto, executado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (INTERÁGUAS) foi resultado da parceria entre o Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

O método desenvolvido para auditar e certificar as informações fornecidas pelos prestadores de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao SNIS é composto por 5 (cinco) etapas: Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, Avaliação de Confiança e Avaliação de Exatidão.

Sobre o ACERTAR

A metodologia ACERTAR foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. A iniciativa confere maior confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos. 

A Metodologia, instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12/12/2018, é uma iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras Infranacionais, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e o Ministério das Cidades.

Leia o Relatório na íntegra clicando AQUI.


Fonte: Arsec


Últimas Notícias
2024 © Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá-MT