Arsec orienta sobre consumo consciente de água durante o período de estiagem
Nesta primeira semana de setembro, Cuiabá completou mais de 140 dias sem chuvas. A última chuva significativa registrada na capital, foi no dia 18 de abril. Segundo a previsão do ClimaTempo, nos próximos quinze dias serão de temperaturas elevadas, com média de 40º e umidade relativa do ar abaixo do ideal para a saúde humana.
No mês de agosto, 14 municípios decretaram situação de emergência em razão da seca, segundo a Defesa Civil Estadual: Arenápolis, Cáceres, Apiacás, Juscimeira, Água Boa, Nova Bandeirantes, Chapada dos Guimarães, Feliz Natal, Barão de Melgaço, Santa Cruz do Xingu, Glória D'Oeste, Nossa Senhora do Livramento, São José dos Quatro Marcos e Poconé.
O motivo para a ausência de chuva, segundo o meteorologista da Climatempo, Guilherme Alves Borges, ocorre devido às massas quentes, que causam irregularidades na transição entre a estação chuvosa para a estação seca.
Com a falta de chuvas, os rios estão em estado crítico, impactando negativamente no abastecimento de água para a população.
Por isso, é importante o uso consciente da água durante este período de seca. A concessionária Águas Cuiabá vem adotando ações para garantir a distribuição de água tratada com qualidade e regularidade. “Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para manter a água tratada nas torneiras da população cuiabana, mesmo diante das adversidades climáticas. No entanto, para garantir que todos possam enfrentar este período crítico, pedimos que a população adote práticas de consumo consciente e evite desperdícios”, afirma Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá
Vanderlúcio Rodrigues, diretor-presidente da Arsec, ressalta a importância do uso consciente da água pela população, para que todos possam superar a estiagem com baixo impacto no fornecimento de água para todos. “Uma ação conjunta, neste período de seca, é importante para superar a crise hídrica, por causa da baixa no nível dos rios, e para proteger este recurso fundamental à vida, que é a água. Então, valorize a água que sai na sua torneira e vamos ter um uso consciente”.
Dicas para aderir ao uso consciente da água:
- Feche a torneira ao escovar os dentes e lavar louças;
- Tome banhos curtos;
- Suspenda o uso de mangueiras na limpeza doméstica;
- Ao lavar a roupa, cesto cheio na máquina economiza água;
- Atenção aos vazamentos internos - como está a manutenção hidráulica da sua casa?
Fonte: Arsec