Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Arsec é a primeira agência reguladora de Mato Grosso a implementar o ACERTAR

• Notícias


Publicado: 25/02/2025

Arsec é a primeira agência reguladora de Mato Grosso a implementar o ACERTAR


Foto/Imagem: (Luiz Alves)

A Arsec é a primeira agência reguladora do estado de Mato Grosso a implementar a Metodologia ACERTAR. O diretor-presidente da Arsec, Vanderlúcio Rodrigues, explica que o ACERTAR se trata “de uma metodologia de auditoria e certificação nos dados e informações geradas pela prestadora de serviços Águas Cuiabá”. 

A superintendente de regulação e fiscalização da ARSEC, Ildisneya Velasco, destaca a importância da metodologia, pois os dados são auditados com um grau alto de exatidão e confiança, que promovem uma maior clareza dessas informações e maior direcionamento no setor de saneamento de Cuiabá.

Todos os dados que são encaminhados ao Ministério das Cidades, conforme as regras estabelecidas. A Arsec trabalha com base nos números gerados pela concessionária todos os anos, e faz uma conferência dos dados para poder certificá-los. “Para isso, nós precisamos realizar vistorias em todo o sistema, seja comercial, operacional de obras, laboratórios, enfim, todos os setores da concessionária serão visitados e auditados e, todos os números que forem encaminhados para o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que vai para o Ministério, nós vamos conferir para poder validar ou não”, afirma Ildisneya.

Como começou

O Projeto Acertar teve como objetivo desenvolver metodologias de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O projeto, executado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (INTERÁGUAS) foi resultado da parceria entre o Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

O método desenvolvido para auditar e certificar as informações fornecidas pelos prestadores de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao SNIS é composto por 5 (cinco) etapas: Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, Avaliação de Confiança e Avaliação de Exatidão.

Sobre o ACERTAR

A metodologia ACERTAR foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. A iniciativa confere maior confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos. 

A Metodologia, instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12/12/2018, é uma iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras Infranacionais, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e o Ministério das Cidades.


Fonte: Arsec


Últimas Notícias
2025 © Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá-MT