Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Prefeito anuncia novo grupo para gerenciar água e esgoto em Cuiabá e investimentos de R$ 204 milhões

Publicado: 30/11/2016

Assessoria Prefeitura/CAROL SANFORD

O prefeito Mauro Mendes anunciou nesta quarta-feira (30), que um novo grupo controlador da CAB Ambiental assumirá os serviços de água e esgoto de Cuiabá. Nos próximos 180 dias, a CAB Cuiabá se tornará Águas de Cuiabá, com investimentos para obras emergenciais no valor de R$ 204 milhões e que devem ser realizadas em 18 meses.

Durante entrevista coletiva, Mauro explicou que novos investidores assumirão a concessão com garantias ao interesse público. “O contrato firmado é de manutenção da concessão, não da concessionária. Um contrato mais justo com o município e equilibrado em relação à companhia que permanecerá pelos próximos 25 anos”, pontuou.

As negociações com os novos investidores tiveram início há dois meses e foram finalizadas na terça-feira (29). Assume o controle da CAB Ambiental a empresa RK Partners Assessoria Financeira e Gestão de Recursos LTDA, composta por instituições financeiras, mudando, assim o quadro societário da CAB. Com a integralização de capital de seus credores, o nome do grupo passa a ser Iguá – Águas de Cuiabá.

“Fizemos uma série de exigências e, entre elas, que nos apresentassem um programa emergencial de investimentos no sistema de água e esgoto. Acordamos o valor de R$ 204 milhões para serem investidos nos primeiros 18 meses em obras de ampliação do abastecimento de água e a diminuição da intermitência, o que chega a 100% de atendimento em Cuiabá, e a ampliação do tratamento de esgoto, que chegaria a 55%”, explicou o procurador-geral do município, Rogério Gallo.

Entre as obras, estão a ampliação das Estações de Tratamento de Água (ETA’s) e de adutoras e construção de reservatórios dos sistemas do Ribeirão do Lipa, Coophema e Parque Cuiabá. Além da ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) e construção de elevatórias e emissários dos sistemas Dom Aquino e Tijucal.

Ao final de sete anos, o novo grupo terá investido R$ 1,2 bilhão nos sistemas de água e esgoto na capital. Entre as garantias exigidas para que novos investidores assumissem a concessão dos serviços, ficou acordado o prazo de 180 dias para o início dos trabalhos, sob pena de decretação da caducidade do contrato, sem pedido de indenização por parte da concessionária.

Além da garantia de execução do contrato, caso haja descumprimento de metas, no valor de R$ 56 milhões, fornecida por instituição financeira de primeira linha. Impedimento do Grupo Galvão de retomada do controle acionário da CAB Ambiental, ou de qualquer dos antigos diretores, e de renúncia a qualquer direito de indenização. A concessionária ainda fica obrigada a apresentar o plano anual de investimentos à Arsec (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá) até o dia 30 de novembro de cada ano.

Gallo explicou que a comissão de intervenção permanece na CAB Cuiabá até que o novo grupo assuma o controle da concessionária. “A intervenção continua por até 180 dias, que é tempo necessário para que o Grupo Iguá assuma todas as empresas da CAB Ambiental e possa dar início aos trabalhos em Cuiabá”, disse.

A decisão tomada pelo prefeito Mauro Mendes é resultado da intervenção determinada por ele em maio deste ano. Em seis meses de administração e investigação, foram apontados descumprimento das metas de melhoria do sistema de água e esgoto e de investimentos, inviabilidade econômica para novos investimentos e má gestão.

“O resultado do processo administrativo serviu como prova incontestável da intervenção, demonstrando ainda a possibilidade de caducidade do contrato. Porém, haviam desvantagens com a caducidade muito prejudiciais ao município. Por isso, a decisão de encontrar novos investidores que pudessem assumir a concessionária, mantendo o contrato, mas com aditivos que beneficiem o interesse do município de Cuiabá”, afirmou o procurador-geral.

As desvantagens apontadas por Gallo e reiteradas pelo prefeito eram do aumento dos custos dos serviços, a falta de recursos do município em realizar investimentos e a indenização que poderia ser exigida pela CAB Cuiabá.

“Buscamos por alternativas de um novo modelo de gestão para a CAB Cuiabá, inclusive conseguimos garantir que um dos diretores seja indicado pela administração municipal, que será o atual interventor, Marcelo Oliveira, ex-secretário de Obras Públicas, e que agora será nosso fiscal dentro da concessionária. Após a intervenção, ele assume como diretor técnico”, contou Mauro Mendes.

O representante do Grupo Iguá, Paulo Mattos, afirmou que o acordo também envolveu o reperfilamento e a redução das dívidas da CAB Cuiabá. “Trabalhamos focados em criar condições jurídicas e financeiras para a retomada dos investimentos. Queremos acelerar e em um prazo de 90 dias retomar os serviços nos sistemas de água e esgoto de Cuiabá”, assegurou.

Confira a apresentação da Decisão do Processo de Intervenção e do Programa Emergencial de Retomada dos Investimentos.