Entendimento marca mediação entre CAB Cuiabá e Sintaesa
Assessoria/Arsec
Na segunda mediação realizada pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) na última quinta-feira (22), entre a Concessionária de Água e Esgotamento Sanitário da capital (CAB Cuiabá) e o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Mato Grosso (Sintaesa), ficou acordada a aprovação das cláusulas financeiras para o acordo coletivo no período de 2017 e 2018.
Durante a mediação, ficou em aberto à negociação sobre a implantação de plano de cargos e salários e alteração de uniformes, sendo que estas questões terão prazo de 180 dias para serem negociadas por meio da agência. Com o acordo, houve concordância do Sindicato em retirar o indicativo da greve.
Segundo o diretor ouvidor da agência de regulação Alexandro de Oliveira, o sindicato obteve respostas positivas e avanços, já que antes a Concessionária suspendia do contrato de trabalho o plano de saúde em casos de afastamento por motivo de doença e os “tickets” alimentação. Hoje não, a empresa tem procurado garantir a manutenção dos seus serviços essenciais sem parar por essas questões.
“Embora não seja uma atribuição especifica da agência fazer mediação em dissídio coletivo de trabalho, como houve a solicitação de ambas as partes a Arsec se dispôs a ajudar, uma vez que o impasse poderia resultar em greve prejudicando assim o abastecimento de água da capital. As partes foram flexíveis na negociação o que possibilitou mais uma vez que a mediação tivesse êxito, saindo todos satisfeitos”, disse o diretor ouvidor.