Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Servidores da Arsec são capacitados em curso "Indicadores de Desempenho para Regulação dos Serviços"

Publicado: 27/04/2018

ARSEC

A equipe da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) participou do curso ‘Indicadores de Desempenho para Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário’, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), entre os dias 26 e 27 de abril no auditório da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE).

No primeiro dia de curso foram abordados os temas: Introdução aos Indicadores de Desempenho; Sistemas de Indicadores e Atividades. Já no segundo dia o grupo realizou Discussão das Atividades e Exercícios Extras sobre Perdas; Fundamentos da Avaliação de Confiança e Exatidão das Informações (Projeto ACERTAR); Indicadores em Contratos e nos Planos Municipais de Saneamento; Benchmarking; Avaliação de Eficiência; Regulação Sunshine e Avaliação.

O curso tem como objetivo nortear os colaboradores das Agências de Regulação e fazer com que este servidor tenha a ferramenta ideal para o desenvolvimento das atividades no seu cenário.

Para a superintendente de Água e Esgotamento Sanitário da Arsec, Ildisneya Dambros Velasco, o curso oferecido pela ABAR  é de suma importância para a melhoria das atividades das agências no sentido de regular, acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos contratos firmados entre os Municípios e os prestadores de serviços. Além da uniformização e melhoria nas técnicas, também proporciona a troca de experiências com outras agências.

“É nesse momento que temos noção da dimensão do nosso trabalho junto ao saneamento básico e a população, assim como é possível perceber o quanto ainda temos a contribuir com a sociedade”, afirmou a superintendente.

A palestra foi intercalada entre os instrutores Samuel Alves Barbi Costa, Gerente de Informações Econômicas da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), e Alexandre Caetano da Silva, Analista de Regulação da ARCE.