Arsec reúne Conselho Participativo para discutir andamento das obras realizadas pela Águas Cuiabá
Foi realizada na manhã dessa quarta-feira (04.09), no auditório da Estação de Tratamento de Água São Sebastião, mais uma reunião ordinária do Conselho Participativo da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).
O encontro teve como pauta apresentação do diretor geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabrianni relativa aos investimentos feitos pela Concessionária para realização de obras que miram melhorias no saneamento da Capital. Também foi discutida a revisão ordinária do contrato. A mesa ainda foi composta pelo presidente interino Alexandro de Oliveira e pela diretora de Regulação e Fiscalização, Rosidelma Francisca Guimarães Santos.
Temas como perdas de água no sistema de abastecimento, aplicação de flúor na água e interligação na rede de esgoto, também foram alguns dos assuntos abordados na reunião ordinária. Durante a apresentação, Luiz Fabrianni destacou que no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a Concessionária, há solicitação para a implantação de três sistemas de água e dois de esgoto. Assim, ele explicou aos representantes do Conselho Participativo como esta demanda foi desenvolvida, citando como exemplo o Sistema da ETA do Ribeirão do Lipa, localizada na região norte da cidade e a obra em construção da ETA SUL, localizada no Parque Geórgia, que integra o Sistema Sul de Abastecimento. Aqui, ele mostrou o andamento das obras na ETA Sul e a utilização de tecnologia avançada para melhorar o sistema de distribuição naquelas regiões. Ainda conforme o diretor da Águas as 13 estações de tratamento de água (ETAs) instaladas em Cuiabá estão com água fluoretada. Nessa linha, afirmou que a concessionária baniu o uso de cloro gás em todas as ETAs e substituiu por hipoclorito de sódio, de acordo com a Águas, para garantir a qualidade da água que a concessionária fornece e segurança no entorno das estações.
Após a explanação do diretor-presidente, o presidente interino da ARSEC, Alexandro de Oliveira, abriu o espaço para perguntas. O tema “interligação na rede de esgoto” foi o mais discutido, visto que muitos moradores ainda não possuem os sistemas internos de esgoto ligadas à rede coletora pública. Nesse contexto, Alexandro de Oliveira ressaltou a importância do aprimoramento em conjunto com a Águas Cuiabá, para incentivar a interligação.
Ao final a diretora, Rosidelma Guimarães, informou que a pesquisa, contratada pela ARSEC, já iniciou com os trabalhos em campo.
Os questionários estão sendo aplicados nos pontos de parada e dentro dos ônibus, para os serviços do transporte e nas residencias para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Participaram da reunião do Conselho os membros: José Maurício da União Coxipoense de Associação de Moradores (UCAM), Benildo V. Farias, representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Frederico Augusto, representante Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (SINDUSCON-MT), Helmut Flavio Preza Daltrom, representando a Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional MT, Olmir Justino Fêo, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviário da Baixada Cuiabana (SINTROBAC), Joaquim Andrade de Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), Wanderson Vasconcelos de Moraes, do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (SINTAESA), Marcos Aurelio Botelho Ferreira, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES), Ivan Carlos Moura, representando a Regional Sul, da Prefeitura de Cuiabá.