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Publicado: 09/10/2019

Arsec realiza mediação entre Águas Cuiabá e moradora que questiona aumento na fatura

O presidente interino da  Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados  de Cuiabá (Arsec), Alexandro de Oliveira, conduziu nessa segunda-feira (7), mediação entre  Águas Cuiabá e  Creusa Teixeira, moradora do Bairro Três  Barras, na Capital. A moradora questiona o aumento da cobrança na conta de água, após troca de cavalete e solicita negociação de dívida com a Concessionária.Conforme a moradora, seu cavalete foi trocado da área interna para a externa. Sua reclamação atém-se  em pagar o valor da fatura de água maior que seus vizinhos, já que o consumo apurado não é compatível com seu uso. Relata, também, que uma vistoria fora realizada no local, mas que não houve solução para o problema.

 O presidente ressaltou aos representantes da Concessionária que já houve ação judicial que deu ganho de causa à empresa, mas alertou que a concessionária também deve atentar para o lado social da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgoto, motivo pelo qual é necessário que, em casos específicos, sejam adotadas medidas conciliadoras para resgatar usuários que tenham sido excluídos do sistema. 

Alexandro de Oliveira questionou a Águas Cuiabá se havia possibilidade de realizar  outra vistoria na residência de dona Creusa, para efetivamente saber se há algum tipo de vazamento. Isso porque, comumente, vazamentos internos são responsáveis por  aumentar a conta de água.    

No mesmo contexto, o mediador  solicitou  revisão das faturas de água, com  perspectiva de negociar a dívida da reclamante para que ela seja reinserida no sistema. Pediu também a possibilidade de retirada de multas e juros e, por fim, o financiamento da dívida da moradora, buscando reduzir para a taxa mínima, retirando todas as variações compensatórias possíveis pela concessionária. 

Durante a análise da documentação, o  presidente constatou  inconsistências nas cobranças das faturas, o que motivou a suspensão da mediação até quinta-feira (10), oportunidade em que a Concessionária deverá revisar o valor cobrado e apresentar proposta compatível com a capacidade econômica da usuária por e-mail da Ouvidoria (ouvidoria.arsec@cuiaba.mt.gov.br)


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