Arsec apresenta resultados de pesquisas de satisfação e relatório de desempenho
A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC) apresentou, nessa quinta-feira (12), em audiência pública o relatório de desempenho referente ao sétimo ano de concessão e pesquisas de opinião sobre a prestação dos serviços de água, esgoto e do transporte coletivo da Capital. A audiência foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT).
A pesquisa que avaliou o grau de satisfação da sociedade referente aos serviços da concessionária de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e das empresas de Transporte Público Municipal foi realizada pela empresa Consulting do Brasil.
A pesquisa de Saneamento foi realizada entre os meses de agosto a setembro de 2019, onde um total de 2.529 famílias foi ouvido. O estudo relacionado aos serviços de transporte coletivo foi executado no mesmo período. Um total de 1.503 pessoas respondeu aos questionamentos.
Coordenaram os trabalhos o diretor-presidente Regulador, Alexandro de Oliveira, a diretora de Regulação e Fiscalização, Rosidelma Guimarães e o diretor Regulador Ouvidor, Mário Milton Mendes.
Avaliação dos Indicadores
A diretora de Regulação e Fiscalização, Rosidelma Guimarães, explanou sobre a Evolução dos Indicadores de Desempenho e Metas Do Ano 7, referente à prestação dos serviços operacionais da Concessão e da execução obras referentes ao Plano de Investimentos.
Ela reforçou em sua apresentação que a agência reguladora realiza a avaliação com a fiscalização indireta, através de relatórios da Concessionária que são entregues mensalmente, bem como pela fiscalização direta por meio de vistorias nas instalações operacionais e acompanhamento das obras que foram pactuadas no 2º Termo Aditivo e no aditamento ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, assinado em 26 de abril de 2018.
“As avaliações têm como objetivo acompanhar a evolução progressiva dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como verificar se a prestação do serviço está sendo adequada, ou seja, se satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas”, destacou.
Pesquisas
O diretor-presidente, Alexandro de Oliveira, destacou que a ideia dessas pesquisas de opinião, que são feitas desde 2016, é analisar se os usuários estão percebendo se os investimentos estão sendo feitos e verificar os gargalos.
Com relação ao Saneamento, Alexandro, aponta que os principais indicadores que são analisados com relação à percepção da população, são: continuidade do abastecimento, frequência do abastecimento de água, qualidade da água, atendimento com redes coletoras de esgoto, dentre outros.
“E também como está tendo uma expansão maciça de esgotamento se há interligação do usuário no sistema e se ele está sendo cobrado. Então, a ideia dessa pesquisa é analisar se o usuário está percebendo se os investimentos que estão sendo feitos pela Concessionária”, disse.
Conforme Alexandro, houve melhora significativa no Abastecimento de água e redução de intermitência. Com relação ao transporte público coletivo, foram detectadas insatisfações dos usuários que demandam atenção por parte da SEMOB na busca por melhorias do serviço.
O relatório de avaliação do Ano 7 e as pesquisas de opinião sobre os serviços de água e esgoto e transporte coletivo você pode ter acesso clicando no link.