Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Estacionamento rotativo começa a funcionar nesta terça-feira (20/02)

Publicado: 19/02/2024

Estacionamento rotativo começa a funcionar nesta terça-feira (20/02)

Foto/Imagem: (Emanoele Daiane)

O estacionamento rotativo começa a vigorar a partir desta terça-feira (20/02), em Cuiabá. Inicialmente, serão disponibilizadas 2.300 vagas na área central da cidade, com o valor médio de R$3,40 a hora/carros e R$2 a hora/motos. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 07h às 13h.

Os usuários deverão baixar o aplicativo Digipare (www.digipare.com.br), disponível para as Plataformas iOS e Android, para usufruir do serviço. Os primeiros 10 minutos serão de tolerância para que o usuário faça a ativação do pagamento através do Digipare. O tempo máximo para permanência nas vagas é de 4 horas, depois disso, o usuário terá que deixar a vaga livre, dentro do compromisso de rotatividade de vagas.

Usuários com Deficiência (PCD) não pagam para usar o estacionamento rotativo, mas devem realizar o cadastro de isenção na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), como determinam a Lei 504/2021 e o Decreto nº 9.868, de 30/10/23, da Prefeitura de Cuiabá, que normatiza as atividades do estacionamento.

Os mototaxistas (entregadores), dentro dos 10 minutos de tolerância, também não pagam. Para obter a isenção, também devem se dirigir à Semob para preencher formulário para serem identificados (motos plotadas em verde) para utilização das vagas exclusivas. Cada caso deverá apresentar os documentos necessários para a regularização.

Para o início do serviço, a concessionária disponibilizará 30 postos de vendas que estarão distribuídos pela cidade, além de disponibilizar 60 orientadores nas ruas do Centro para orientar os usuários dos parquímetros e do aplicativo Digipare.

Na fase inicial, das 2.300 vagas disponíveis, 339 são destinadas a carros e camionetas; 649 para motos, 99 para idosos, 60 para carga e descarga, 48 para táxi, 40 para curta duração, 34 para Pessoas Com Deficiência (PCD), 31 para mototáxi e uma para ambulância.

Os 100 parquímetros instalados poderão ser operados nas etapas 1 e 2 do estacionamento rotativo, que engloba os seguintes locais:

Praça Rachid Judy;

Rua Estevão de Mendonça;

Rua Presidente Castelo Branco;

Rua Senador Vilas Boas.

O estacionamento rotativo é operado por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura de Cuiabá. A PPP investirá cerca de R$ 130 milhões no projeto que engloba, além do novo sistema de estacionamento, a construção e operação do novo Mercado Municipal Miguel Sutil; a requalificação das vias locais, com a criação de espaços humanizados e adequados aos pedestres; e a modernização do Mobiliário Urbano, com bancos públicos, pontos de ônibus, suportes para bicicletas e relógios com conectividade.

Serviço:

Para mais Informações sobre o Estacionamento Rotativo acesse o site: https://csmobicuiaba.com.br/

Contato da assessoria de imprensa em Cuiabá CS MOBI:

Luciane Mildenberger: (65) 99971-1825

Fonte: Prefeitura de Cuiabá