Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Estudante da UFMT realiza pesquisa sobre a influência da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na Qualidade da Água Superficial

Publicado: 18/04/2024

Foto/Imagem: (Ascom/Arsec)

A estudante Emanuelly Silva do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Universidade Federal de Mato Grosso, desenvolveu como tema do trabalho de encerramento do curso, o estudo sobre a “Influência da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na Qualidade da Água Superficial no Município de Cuiabá - MT”.

A pesquisa consistiu em realizar inspeções para verificar se a água da Bacia do Córrego Mané Pinto, que abrange 17 bairros, estava com contaminação de esgoto. “A bacia do Córrego Mané Pinto tem umas 2200 ligações, mas, pelo fato de a maioria ainda ser da rede antiga, o número de ligações inspecionadas foi menor do que o esperado”, conta Emanuelly.

A estudante verificou que, dos 17 bairros, 3 bairros ainda não têm redes de esgoto e outros, ainda, estão ligados à rede antiga. Portanto, a pesquisa foi realizada apenas nos bairros que possuem as novas instalações da rede de esgotamento sanitário e que já possuem os dispositivos de interligação domiciliar.

A estudante realizou um total de 350 inspeções nos dispositivos de interligação domiciliar. Deste número, 101 (29%) estavam interligadas à rede de esgotamento sanitário. E 249 (71%) residências ainda não fizeram a interligação.

Ao verificar a extensão de rede de esgoto instalada e relacionar com o baixo índice de interligação dos moradores, verificou-se que não houve impacto positivo na melhora na qualidade da água da bacia do Córrego Mané Pinto, após o alto investimento na implantação e expansão da rede coletora de esgoto.

A superintendente de regulação e fiscalização dos serviços de água e esgotamento sanitário da Arsec, Ildisneya Velasco, que também foi uma das co-orientadoras do trabalho de pesquisa, explica que os dados da pesquisa da formanda são importantes para a agência de regulação porque comprovam que a população de Cuiabá não está aderindo à rede coletora de esgoto. Há um alto investimento da concessionária Águas Cuiabá e da prefeitura, para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos moradores da capital, mas que, ainda, não se sentem motivados a fazer a interligação com a rede.

“Agora de posse dos dados, comprovados pelo estudo que é inédito no país,  que demonstra a baixa adesão à rede coletora de esgoto, a Arsec pode pensar em estratégias de ações de conscientização, para fomentar a interligação pela população de Cuiabá. A interligação na rede de esgoto impacta na qualidade da água das bacias da cidade, no meio ambiente, na saúde das pessoas e na economia”, explica Ildisneya.

Fonte: Arsec