Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Arsec assume vice-presidência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá

Publicado: 10/05/2022

Arsec assume vice-presidência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá

Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Esquerda do Rio Cuiabá. Foto: Carla Ninos/ASCOM Arsec

Realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no dia 06 de maio, a posse da diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Esquerda do Rio Cuiabá (CBH Cuiabá - ME), biênio 2022-2024.

A nova presidenta é Suzan Lannes de Andrade, engenheira sanitarista e da segurança do trabalho, mestre em saúde e ambiente, representa o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) no comitê.

Suzan afirmou que “o principal desafio é elaborar e implementar o Plano de Bacia, que é um instrumento norteador do trabalho. Depois o enquadramento e, por último, a cobrança pelo uso da água, que é um tema polêmico, mas é o objetivo final”.

As representantes da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) no comitê são: Rafaela Araújo Costa, engenheira sanitarista e ambiental; e Ildisneya Velasco Dambros, engenheira sanitarista, com especialização em Saneamento Ambiental e mestrado em Recursos Hídricos pela UFMT.

Ildisneya Velasco também assumiu a vice-presidência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá e afirmou que, para a Arsec, ter um assento no comitê é “muito importante porque vem ao encontro dos objetivos da agência em relação ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, que além de acompanhar a execução do contrato de concessão, tem como objetivo final alcançar a universalização do saneamento básico e consequentemente a melhoria da qualidade de vida da população”.

Ildisneya afirma que a Arsec vê no Comitê uma grande força para atingir o objetivo comum de despoluir os córregos e rios da Bacia do Rio Cuiabá, através da implementação do Plano de Bacia. Nesse processo estarão inclusos uma série de projetos, como o de fomentar a eficácia do sistema de esgotamento sanitário com ações diversas, desde a conscientização do usuário para que o mesmo se interligue na rede de esgoto até as formas para auxiliar e fomentar essa interligação.

A vice-presidente do comitê explica que não tem como falar de saneamento de forma isolada, sem considerar a bacia hidrográfica como um todo e principalmente o  Rio Cuiabá. E aponta os desafios para o comitê nesse biênio.

“Os maiores desafios para o comitê é implementar o Plano de Bacia de forma intrínseca, ou seja, que seja convergente com o Plano Diretor do Município, com o Plano de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, assim como com os Planos de Resíduos Sólidos e de Drenagem Urbana; fechando assim o ciclo das vertentes do saneamento que é: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem”.

Na ocasião da posse, foi realizada uma palestra sobre Governança de Bacias - boas práticas, ministrada por Hildelano Theodoro, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O Comitê

O comitê tem por objetivo a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos na bacia hidrográfica, utilizando-se da implementação dos instrumentos técnicos de gestão, harmonizando os conflitos e promovendo a multiplicidade dos usos da água, garantindo a utilização racional e sustentável dos recursos para a manutenção da boa qualidade de vida da sociedade local.

A área de atuação do comitê compreende a área entre o divisor de água do rio Manso até a localidade de Barão de Melgaço. Nesse trecho destacam-se os seguintes contribuintes: Ribeirão Dois Córregos, Rio Bandeira, Ribeirão do Lipa, Mané Pinto, Prainha, Gambá, Barbado, Coxipó, São Gonçalo, Córrego Escuro, Rio Aricá Açu.

Conheça o comitê e acompanhe as suas ações no site, CLIQUE AQUI.