Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Prefeitura apresentará relatório sobre a CAB e medidas para garantir abastecimento de água em Cuiabá

Publicado: 11/05/2015

Ademar Andreola

A Prefeitura de Cuiabá vai apresentar na próxima quinta-feira (13), durante coletiva de imprensa, um relatório sobre a real situação dos problemas no sistema de distribuição de água na Capital.

A informação foi dada pelo prefeito Mauro Mendes na noite de segunda-feira (10), durante o Programa Opinião, da TV Pantanal. “Hoje um dos problemas mais graves que temos em Cuiabá é o da distribuição de água. Em mais de três anos de operação, a CAB não conseguiu cumprir bem o seu papel”, reconheceu Mauro Mendes.

Segundo o prefeito, o relatório é fruto do levantamento feito nos últimos três meses pela nova diretoria da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e mostra que a CAB Cuiabá não cumpriu bem o seu papel.  Mauro Mendes não antecipou detalhes, explicando que não recebeu o relatório na íntegra, mas disse que o trabalho está bem fundamentado. “Foi um trabalho técnico muito meticuloso que poderá servir de base para uma futura decisão”, disse o prefeito.

Sobre que medidas tomar com relação à CAB, o prefeito disse que tudo será feito dentro dos limites legais para que o município não venha a sofrer prejuízos no futuro com  um rompimento unilateral do contrato de concessão que é de 30 anos. “Não vamos tratar de maneira espetaculosa e oportunista um assunto que é muito sério”, afirmou ele.

O problema do mau desempenho da empresa de distribuição de água aumentou a partir do momento em que o Grupo Queiroz, proprietário da CAB Ambiental, entrou em regime de recuperação judicial. A CAB Ambiental controla a empresa em Cuiabá e em outras 12 cidades no país. A CAB Cuiabá representa 46% da Ambiental.

No próximo dia 19, haverá uma assembleia de credores para definir que rumos serão dados. “Existem grupos econômicos e empresas interessados em assumir os serviços da CAB Cuiabá. Estamos acompanhando esse processo. Se for o caso, poderemos até intervir na empresa para que o município e a população não sejam prejudicados”, garantiu Mauro Mendes.