Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Águas Cuiabá celebra um ano com R$ 59 milhões em investimentos

• Notícias


Publicado: 14/08/2018

Águas Cuiabá celebra um ano com R$ 59 milhões em investimentos

Íntegra Comunicação

A Águas Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da capital, completa nesta quarta-feira (1/8) um ano na vida dos cuiabanos. Durante os primeiros 12 meses de operação, a companhia injetou investimentos na ordem de R$ 59,4 milhões e, ainda, movimentou a economia local por meio da geração de 700 empregos diretos e indiretos, totalizando cerca de 1400 postos de trabalho. Entre os feitos, a entrega da primeira etapa do Sistema de Tratamento e Distribuição de Água Ribeirão do Lipa, o início das obras de ampliação da rede de esgotamento em Cuiabá e a realização de obras de melhorias.

A primeira etapa do Sistema Ribeirão do Lipa contribuiu com o aumento no volume de 200 litros por segundo de água captada, tratada e distribuída à população, beneficiando 50 mil pessoas em 23 bairros. A ação, cujo investimento somou R$ 18,2 milhões integrou à rede de distribuição uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA). O conjunto de entregas envolveu também a instalação de 13,9 km de novas adutoras e de 4,3 km de redes de abastecimento. Além disso, a construção dos reservatórios Altos do Ribeirão e Bom Clima já ampliaram a capacidade total de armazenamento para 7,9 milhões de litros.

A segunda etapa do sistema Ribeirão do Lipa está em curso, com investimento previsto para essa fase de R$ 6,2 milhões. Neste primeiro ano de operação a companhia já realizou 20% das atividades previstas para essa etapa. Entre as ações em andamento estão as obras que preveem a construção do reservatório do Inpe, com capacidade de 4 milhões de litros, a instalação de 6 km de novas adutoras e mais 3,2 km de rede de distribuição, além da setorização já em curso e necessária às duas etapas.

Para o esgotamento sanitário, a companhia dedicou-se ao maior e mais ousado plano de obras da história de Cuiabá. Começando pelos bairros Carumbé e Bosque da Saúde, o pacote prevê um investimento de R$ 131,8 milhões. Até o momento, o plano já contemplou a instalação de 5 km de redes coletoras de esgoto e já somou a aplicação R$ 19 milhões.

“Ao assumirmos a companhia, Cuiabá contava com 32% de cobertura de rede de esgotamento sanitário. Nosso compromisso é, até o fim de 2019, alcançar 61% de cobertura. Neste primeiro ano, passamos pelas etapas de projetos e licenças, fundamentais ao planejamento dos investimentos, o que nos possibilitou avançar nas obras. Nosso objetivo é fortalecer o sistema de saneamento básico, contribuindo, assim, com o desenvolvimento do munícipio”, pontua Luiz Fabbriani, diretor-geral da Águas Cuiabá.

A celebração de um ano da concessionária também contou com obras de melhorias nas redes de distribuição de água e esgotamento. Fator que resultou no investimento de R$ 17,4 milhões. Entre os feitos no esgotamento sanitário, a concessionária trocou a rede na Morada do Ouro e, ainda, entregou cinco novas estações de tratamento de esgoto. Com as melhorias, as ETEs Ilza Picole, Tijucal, Florais, Dom Aquino e Vila Real agregaram 283 litros por segundo na capacidade de tratamento em todo o município.

No serviço de distribuição de água, a concessionária investiu na troca de adutoras na avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e na substituição de redes de distribuição de água no Centro Histórico. Além disso, realizou obras no valor de R$ 2,3 milhões, construindo um novo Reservatório Manduri e recuperando o Reservatório Altos da Serra. Com a capacidade de reservar 7,6 milhões litros, os novos empreendimentos beneficiam o abastecimento de 40 bairros, contemplando 92,4 mil pessoas. As intervenções preveem o aumento na eficiência do serviço ofertado à comunidade, uma vez que algumas redes e reservatórios na capital possuem um material com a vida útil ultrapassada e geram continuamente rompimentos.

"Ultrapassar R$ 59 milhões em investimento nas obras que integram o sistema de tratamento e distribuição representa um ganho de qualidade na prestação de serviços à comunidade. Neste primeiro ano, essas entregas colaboraram com o fim da intermitência nas localidades atendidas, aumentando o volume de água distribuído e tratado em toda a cidade", ressalta Fabbriani, ao acrescentar que o caminho, ao longo desse ano, foi focado no exercício de uma prestação de serviço de qualidade e em favor da comunidade.

Padronização

Nos últimos 12 meses a Águas Cuiabá investiu no plano de padronização das unidades consumidoras. A ação tem como objetivo regularizar ligações já existentes, bem como levar a rede de abastecimento às localidades que ainda não contam com o serviço. O trabalho contemplou o uso de cerca de 33,1 mil novos equipamentos.

Durante a padronização em novos bairros, a região passa por um cadastro dos moradores, instalação de rede de abastecimento e dos hidrômetros, medida que garante o acesso à água potável e colabora, inclusive, com o combate às fraudes e furtos de água.

Investimento em equipamentos

A celebração de um ano da concessionária também foi marcada por investimentos em equipamentos e tecnologia. Para isso, foi necessária a aplicação de R$ 4,8 milhões na aquisição de novos veículos, aparelhos de medição, reatores e bombas, com destaque ao novo caminhão hidrojato, moderno e adequado às necessidades do município. As diferentes aquisições resultaram em melhorias na qualidade do serviço ofertado à população.

Foram adquiridos, ainda, aparelhos de georradar, que atuam na identificação de tubulações e possíveis danos nas redes de abastecimento. A concessionária visa, dessa maneira, reduzir os índices de perda de água na capital mato-grossense, por meio da identificação de vazamentos não visíveis e combate ao furto de água.

Fluoretação

Um dos mais relevantes projetos da companhia durante o seu primeiro ano foi a implantação do programa de fluoretação de 100% da água distribuída por suas 11 estações de tratamento, priorizando a saúde bucal e a qualidade de vida.

Todo o processo foi feito em conformidade com as normativas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e em obediência à legislação federal.

Qualificação de mão de obra

A Águas Cuiabá investe e prioriza a qualificação de seus colaboradores e prestadores de serviços. Ao longo desse período de operação, a concessionária investiu em 15 diferentes treinamentos, com mais de 32 turmas. Entre os mais impactantes, os cursos de Pilotagem Defensiva, Espaço Confinado e Trabalho em Altura. Todos os cursos tiveram, por pilar, a importância do trabalho em grupo.

“Acreditamos nos nossos colaboradores, em virtude disso, investimos e incentivamos a realização dos cursos de qualificação. Estar preparado para o dia a dia significa desempenhar com qualidade sua função”, observa Luiz Fabbriani.

Já no primeiro ano de operações, a companhia também conquistou a certificação Great Place to Work®, que reconhece o bom ambiente de trabalho da empresa, na opinião de seus colaboradores. Para receber o reconhecimento, a companhia foi avaliada nos aspectos credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Atendimento

Para atender aos cuiabanos, a concessionária dispõe de alguns canais e locais prontos para receber à comunidade. Além do site e do telefone de atendimento, 0800 646 6115, a companhia possui três lojas de atendimento em pontos estratégicos da capital.

Recentemente, a Águas Cuiabá investiu em uma nova loja de atendimento no Centro Histórico. A nova unidade, localizada à Rua Galdino Pimentel, n° 190, foi inaugurada nos últimos meses. As outras duas encontram-se no CPA e na Avenida Fernando Correa.

Nas unidades físicas é possível realizar os serviços de emissão de 2° via e certidão negativa, histórico de consumo, consulta de faturas em aberto, renegociação de dívidas e outras solicitações são alguns dos serviços dispostos na nova unidade.



Últimas Notícias
2024 © Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá-MT