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Publicado: 04/10/2019

Servidores da Arsec compartilham conhecimentos adquiridos em capacitação em Brasília

Após participarem de um curso de capacitação em Gestão de Processos para servidores de agências reguladoras, oferecido pela  Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar),  realizado nos dias 26 e 27 de setembro,  em Brasília,  servidores da ARSEC, compartilharam  na manhã dessa quinta-feira (3), os conhecimentos adquiridos nas aulas  com os demais funcionários da agência.   

O coordenador Administrativo e Financeiro, Fábio Curvo, a   assessora jurídica, Fabiana Curi e as assistentes da Diretoria de Regulação e Fiscalização da ARSEC, Rafaela de Araújo e Caroline Davalos,   representaram a agência reguladora de Cuiabá na capacitação.  Os quatros explanaram sobre a importância dos conceitos de Business Process Management (BPM) e elaboração de mapas de processos, o Business Process Managemet Notation (BPMN).

Ferramentas abordadas  no curso que permitem que os servidores capacitados estejam aptos a conduzir iniciativas de mapeamento e redesenho de processos em suas organizações.  “O curso de Gestão de Processos capacitou a compreender a necessidade de criação de uma sequência de ações. O que significa isso: entrada, processo e saída,  agregando  valor  dentro dessas ações, criando um fluxo.  E o valor que é agregado é a indicação de para onde cada ação está indo,  até o resultado final. Ou seja, para fazer gestão de processo a gente precisa mapear”, explicou Fabiana Curi. Nessa linha, Caroline Davalos explicou que o modelo utilizado durante a capacitação para criação de um mapeamento de ações foi o  BizAgi Process Modeler.

Segundo  Caroline, mapeando as ações os servidores enxergam o papel de cada um dentro da autarquia, desde a entrada de uma demanda no setor de Protocolo da ARSEC, até o resultado final.  Ou seja, processos facilitam a comunicação entre todos os departamentos.  

Os quatro também reforçaram a importância de se trabalhar em equipe, mesmo que o setor de um servidor não tenha comunicação direta com outro, por exemplo. Ressaltaram, ainda, que o trabalho deve ser  colaborativo e democrático. Ao final das explicações ficou definida a criação de um grupo para implantação de uma nova estrutura que visa melhorar a tramitação de processos na ARSEC.

O grupo é composto pelos servidores Fabiana, Fábio, Caroline e Rafaela. Os quatro vão trabalhar juntamente com servidores de outros departamentos, alçando sugestões para melhorias na comunicação e gestão de processos. Posteriormente, outros grupos serão criados com o mesmo objetivo.  O  presidente interino da ARSEC, Alexandro de Oliveira, na oportunidade, destacou que esta frente de trabalho vai viabilizar a integração entre os servidores e ajudar a enxergar onde o trabalho precisa melhorar. 



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